O programa comenta sobre aplicações da energia nuclear na agricultura, indústria, saúde e propulsão do projeto de submarino nuclear da Marinha

O programa "Caminhos da Reportagem", da TV Brasil, divulgou em sua edição de 30 de janeiro, as aplicações da energia nuclear no cotidiano da vida dos brasileiros. O programa destacou o uso da radiação ionizante na agricultura, indústria, saúde e no projeto da Marinha Brasileira para a construção de um submarino nuclear.

Pesquisadores do IPEN participaram da edição comentando sobre pesquisas e serviços realizados nos Centros de Pesquisa do Instituto. As pesquisadoras Anna Lucia Villavicêncio e Mônica Mathor, do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) comentaram sobre irradiação de alimentos e inativação de vírus, respectivamente. O pesquisador Samir Somessari, do CETER, demonstrou algumas aplicações da radiação ionizante utilizadas na indústria. As atividades de produção de radiofármacos para medicina nuclear foram abordadas por Luis Alberto Pereira Dias, do Centro de Radiofarmácia (CECRF).

O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, Ricardo Fraga Gutterres, entre outros representantes de instituições e empresas contribuem com a pauta em depoimentos.

Link para a matéria