Otimizar o licenciamento de instalações radiativas que operam na prática de Perfilagem de Poços, na área de Indústria, de forma a viabilizar a entrada em operação e garantir uma rigorosa segurança e radioproteção. Foi com esta finalidade que a Coordenação-Geral de Instalações Médicas e Industriais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CGMI/CNEN) publicou o Guia de Licenciamento de Instalações Radiativas na Prática Perfilagem de Poços. No documento, estão estabelecidos os requisitos da CNEN e a documentação necessária para o deferimento de cada Ato Administrativo que compõe o processo de licenciamento desse tipo de instalação. 

Em complemento ao Guia, e também buscando que estas instalações viabilizem a entrada em operação de forma segura, foi publicado o Roteiro para elaboração do Plano de Proteção Radiológica na área de Perfilagem de Poços.

Figura 1 – Atividades de perfilagem sendo realizadas em Mossoró/CE

Estas publicações visam uma monitoração contínua e sistemática de todos os fatores que, de alguma forma, podem interferir na proteção radiológica dos profissionais que atuam em instalações de Perfilagem de Poços.

A iniciativa da CGMI/CNEN, ao mesmo tempo em que fortalece a radioproteção nestas instalações, dá orientações, esclarecimentos e método para que o licenciamento ocorra dentro do rigor normativo e as instalações consigam atingir o padrão de segurança necessário para entrar em operação. Estas ações contribuem fortemente com a missão da CNEN, de levar os benefícios da energia nuclear, de forma segura e pacífica, a um número cada vez maior de brasileiros.

 Link para o guia:

http://antigo.cnen.gov.br/images/cnen/documentos/drs/orientacoes/Guia-PP-v1-abr-2022.pdf

Link para o roteiro:

http://antigo.cnen.gov.br/images/cnen/documentos/drs/orientacoes/Orientacoes-Elaboracao-Plano-Protecao-Radiologica-pratica-PP.pdf