A6ª edição da Semana Nacional de Engenharia Nuclear e da Energia e Ciência das Radiações irá ocorrer durante os dias 8 a 10 de novembro de 2022 presencialmente na Escola de Engenharia da UFMG e no CDTN. O evento está sendo organizado pelo Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia da UFMG (DEN/UFMG), pelo Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG (IMA/FM/UFMG) e pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN). 

O objetivo da VI SENCIR é divulgar atividades científicas e acadêmicas, apresentar avanços tecnológicos e explorar o mercado de trabalho nas áreas de engenharia nuclear, engenharia da energia e ciências das radiações. A programação conta com palestras de especialistas, minicursos, visitas técnicas, mesas redondas, estandes com demonstrações de estudos e de equipamentos, apresentações de trabalhos de pesquisa, oficinas e visitas técnicas. Durante a 6ª edição da SENCIR também será realizado o 3º Workshop Nacional do Tório.

O CDTN tem atuado na organização da SENCIR desde a sua 5ª edição, que ocorreu em 2021. Para Antonella Lombardi Costa, representante do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia da UFMG (DEN/UFMG), a participação do CDTN como uma das instituições organizadoras é importante uma vez que “o Centro é uma instituição em afinidade com várias pesquisas com o DEN, além de colaborador em diversas atividades com a UFMG”. 

O evento aceita trabalhos completos nas áreas de Ciências das Radiações, Engenharia Nuclear, Engenharia da Energia e outras subáreas correlatas. O prazo para a submissão é até o dia 31 de julho de 2022. Além disso, estudantes do Ensino Fundamental e Médio, Graduação, Mestrado, Doutorado e outros níveis são convidados a se inscreverem. As inscrições e submissões de trabalhos completos podem ser feitas no site da SENCIR.