Docentes do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP acompanharão e darão monitoramento a cada disciplina. Prazo foi prorrogado até 12 de agosto. Cursos são gratuitos.

O IPEN/CNEN prorrogou, até o dia 12 de agosto, inscrições de alunos interessados em cursar disciplinas da área nuclear ministradas por professores do Instituto de Engenharia Física de Moscow (MEPhI, do inglês Moscow Engineering PhysicsInstitute), vinculado à National Reseach Nuclear University, da Rússia. Os cursos terão duração de seis semanas, sendo as quatro primeiras na modalidade on-line e as duas últimas, presenciais, em São Paulo. Docentes do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP acompanharão e darão monitoramento a cada disciplina.

Embora direcionados predominantemente a alunos de pós-graduação e pós-doutorados, os cursos também possibilitam a participação de alunos especiais e estudantes de graduação da USP, servidores, técnicos, pesquisadores, docentes dos dois programas de Pós-Graduação do IPEN, da CNEN e interessados nas áreas de Física Nuclear, Segurança Nuclear e Cálculo de Nêutron-Físicos para instalações nucleares de potência. Não há número máximo de alunos regulares por curso, o mínimo é de 10 inscritos. As aulas serão ministradas em inglês.

As quatro disciplinas oferecidas são: (1) Segurança Radiológica em Instalações Nucleares (TNA5787), com início em 5 de setembro e término em 16 de outubro (2) Materiais Estruturais para Engenharia Nuclear (TNM5848), de 6 de setembro a 17 de outubro; (3) Métodos de laboratório para o estudo da corrosão e ensaios de corrosão associados a esforços mecânicos de metais e ligas (TNM5849), de 7 de setembro a 18 de outubro; e (4) Máquinas e equipamentos de Usina Nuclear com reatores VVER-1000 e VVER-1200 (TNR5780), de 8 de setembro a 19 de outubro.

Pela primeira disciplina (TNA5797), serão responsáveis os professores Udalova Alla Aleksandrovna (MEPhI) e Roberto Vicente (IPEN). Maxim Staltsov (MEPhI) e Jesualdo Luiz Rossi, Cristiano Stefano Mucsi e Rodolfo Politano (ambos do IPEN), ministrarão a segunda (TNM5848). Bogdanov Roman Ivanovich (MEFhI), Isolda Costa e Aline D'Avila Gabbardo (IPEN) se encarregaão da terceira (TNM5849). Por fim, Samokhin Dmitrii Sergeevich (MEFhI) e Delvonei Alves de Andrade (IPEN) coordenarão a última disciplina (TNR5780).

O acordo bilateral entre o IPEN/CNEN a MEPhI foi firmado em abril de 2019, por meio de um Memorando de Entendimento (MoU, de Memorandum of Understanding), assinado pelo superintende do Instituto, Wilson Aparecido Parejo Calvo, e pelo reitor Mikhail Nikolaevich Strikhanov. Em 2021 foram dados pela primeira vez três cursos on-line por professores russos dentro da pós-graduação da USP. Cada uma das três matérias contava com entre 19 e 33 alunos.

Também em 2021, o Programa de Internacionalização do IPEN/CNEN abriu edital para a seleção de alunos de mestrado e doutorado interessados em cursar disciplinas na Rússia com bolsa pela agência russa Rosatom. Cinco alunos foram aprovados e estão atualmente cursando disciplinas e desenvolvendo trabalhos no Obninsk Institute for Nuclear Power Engineering, da Universidade MEPhI.

De acordo com os termos do MoU, o objeto principal é promover colaboração nas áreas de pesquisa e ensino, inclusive com intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, que possam ser de interesse para ambas as instituições. Dentre as principais ações, estão: organização de eventos acadêmico-científicos (conferências, seminários, mesas-redondas, simpósios e workshops) destinados a compartilhar conhecimentos, escolas de verão e outras atividades similares, publicações científicas conjuntas e material acadêmico que tenham correlação com as atividades do IPEN e do MEPhI.

Inscrições e links

Todos interessados em cursar as disciplinas deverão preencher o formulário de inscrição entrar em contato pelo e-mail bruna.s-topservice@ipen.br, exceto aqueles de outras unidades da USP, que também precisam do formulário, mas devem solicitar a inscrição nas suas próprias unidades. Para dúvidas e informações, o IPEN disponibiliza o telefone (11) 2810-1600. O formulário para alunos especiais (pós-graduação) está neste link. Alunos regulares devem seguir o passo a passo conforme este link. Também disponíveis as grades das disciplinas.

"Oportunidade única”

"Os cursos representam uma oportunidade de formação internacional na área nuclear com docentes renomados russos. Para quem fez os cursos existe ainda a possiblidade de um bolsa de estudos para mestrado (1 ano e 10 meses) ou para um estágio (10 meses), no famoso Obninsk Institute, que contempla o primeiro reator nuclear do mundo a produzir energia elétrica para uso comercial", ressalta Niklaus Ursus Wetter, gerente do Programa de Internacionalização do IPEN/CNEN.