O evento presencial será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo site Casa Viva / Youtube
Com a emergência climática que o planeta atravessa, a busca de mudança de hábitos e de alternativas para produção de energia tornam-se imperativas. Nesse contexto, os Pequenos Reatores Modulares (SMRs em sua sigla em Inglês) apresentam-se como equipamentos estratégicos.
O 2º Encontro sobre Múltiplas Aplicações da Energia Nuclear e das Radiações, a se realizar de 25 a 26 de novembro, no Rio de Janeiro, RJ, destacará o tema "O SMBR, Aplicações, Licenciamento, Financiamento e Aceitação Pública". O objetivo é avançar no tema e consolidar o primeiro projeto nacional de um SMR.
Segundo a divulgação do evento, os SMRs quebram o paradigma na construção de reatores nucleares pela redução de tempo e de custos iniciais na construção de reatores nucleares aumentando a participação da energia nuclear na matriz energética mundial e, como consequência, a diminuição de redução de emissões de carbono para geração energética.
Dentre os temas a serem discutidos no evento, destacam-se o reator a propulsão para o submarino da Marinha do Brasil, LABGENE, a produção e suprimento de elementos combustíveis, a capacitação de pessoal, o licenciamento, construção e localização do equipamento e parcerias para operação.
Dentre cientistas e autoridades governamentais, haverá a participação do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Wilson Calvo; do diretor de Radioproteção e Segurança da CNEN, Alessandro Facure, do diretor técnico da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Leonam dos Santos Guimarães. Do IPEN-CNEN, participam Ana Cecília de Souza Lima, pesquisadora do Centro de Engenharia Nuclear, Anna Lúcia Villavicencio e Leonardo Gondim de Andrade e Silva, do Centro de Tecnologia das Radiações e orientadores do programa de Tecnologia Nuclear do IPEN-USP.
Realização da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), AMAZUL e Casa Viva.