Sediado na Cidade Universitária, no Recife (PE), o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste, é um dos institutos de pesquisa vinculado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ligadas diretamente à Diretoria do CRCN-NE estão cinco áreas:

- Apoio Institucional;

- Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Ensino;

- Produção de Radiofármacos;

- Proteção Radiológica; e

- Serviços.

O propósito e a razão da existência do CRCN-NE, assim como onde deseja chegar nos próximos anos, estão definidos na sua missão e visão:

Missão

Contribuir para o bem estar da sociedade, em especial das regiões Norte e Nordeste do Brasil, por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação; da formação de recursos humanos; e produtos e serviços nas áreas nuclear e correlatas.

Visão

Ser reconhecido pela contribuição do desenvolvimento e aplicação das tecnologias nucleares e correlatas nas regiões Norte e Nordeste.

O CRCN-NE foi criado em 14 de junho 1996 através da Resolução Nº 11 da CNEN, cujo embrião foi a Portaria Nº 250, de 25 de setembro de 1995, quando foi criado o Distrito do Recife.

O CRCN-NE contribui em áreas ligadas ao emprego de radiações ionizantes e de técnicas nucleares na Medicina, Indústria, Agricultura, Hidrologia e Meio Ambiente, bem como assume ações institucionais da CNEN: apoio ao licenciamento, apoio à formação de recursos humanos e atendimento a emergências radiológicas.

Percebe-se com base na missão do CRCN-NE, que há claramente quatro linhas de atuação do Centro, assim descritas:

- Pesquisa, desenvolvimento e inovação;

- Formação de recursos humanos;

- Produtos nas áreas nucleares e correlatas; e

- Serviços nas áreas nucleares e correlatas.

Valores do CRCN-NE

  • Responsabilidade Social - Conscientização e compromisso do CRCN-NE de definir suas atividades visando sempre o bem-estar da sociedade.
  • Ética - Comportamento exemplar de cada servidor do CRCN - NE, conduzindo-se com respeito, dignidade e honestidade perante qualquer pessoa ou instituição que se relacione com o CRCN-NE.
  • Valorização Humana - Compromisso com a capacitação, desenvolvimento e educação dos servidores do CRCN-NE, visando sua satisfação profissional e pessoal.
  • Cultura de Segurança - Conscientização e preocupação permanente do CRCN-NE, no que se refere aos aspectos de Segurança e Saúde dos Trabalhadores e proteção ao meio ambiente.
  • Compromisso com a inovação - Postura pró-ativa e criativa buscando o estado da arte tecnológico
  • Compromisso com a instituição - Conduta profissional dos servidores do CRCN-NE, executando sempre suas atribuições com seriedade e interesse, almejando obter resultados com qualidade.