O evento gratuito tem o apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA na sigla em Inglês) e conta com a participação de especialistas nacionais na área de tecidos

O IPEN-CNEN sedia no próximo dia 10 de novembro, quinta-feira, das 9h às 17h, o "Seminário Latino-Americano de Ensaios Pré-Clínicos e Clínicos: Atualizações e Perspectivas para a Engenharia Tecidual” com o objetivo de apresentar um painel dos desenvolvimentos realizados no campo da engenharia e banco de tecidos, biomateriais e tecnologia de processamento utilizando radiação ionizante. O evento estimulará a discussão do tema e suas perspectivas no cenário nacional.

Temas e palestrantes

O seminário abre com tema relacionado aos aspectos regulatórios no desenvolvimento de produtos de engenharia tecidual focando em normas da Anvisa e será apresentado pelo responsável da Gerência de Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapia Avançada (GSTCO) da Anvisa, João Batista da Silva Junior.

A utilização de enxerto de tecido irradiado será apresentada pela médica otorrinolaringologista do AME de Santa Bárbara do Oeste, Amanda Bueno de Araújo.

A co-fundadora da startup 3DBS - 3D Biotechnology Solutions, Ana Luiza Millas discorrerá sobre biofabricação de tecidos humanos e modelos in vitro.

O médico André Paggiaro, Chefe do Banco de Tecidos e Unidade de queimados do ICHC-FMUSP, apresentará o tema ”Utilização Clínica da Membrana Amniótica como Arcabouço para Cultivo Celular”.

Em seguida, terapias cell-free na Engenharia de Tecidos Dentários será abordado pela médica Maria Stella Moreira, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Ibirapuera.

A última apresentação terá por tema Contagem Celular e Impacto no Controle de Qualidade: ISO 20391-2019, apresentada por José Mauro Granjeiro, especialista sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

O evento realiza-se concomitante ao "Regional Training Course on Pre-Clinical Practice of New Materials for Regenerative Medicine”, que será sediado no Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) e com parte das aulas práticas no Centro de Biotecnologia (CEBIO) do IPEN, durante o período de 7 a 11 de novembro, inserido no "Acuerdo Regional de Cooperación para la Promoción de la Ciencia y Tecnologia Nucleares en América Latina y el Caribe” (ARCAL) da IAEA.

Coordenam o seminário a pesquisadora Mônica Mathor, do CETER do IPEN, Fabiana Medeiros da Silva, pesquisadora e docente da pós-graduação do IPEN, e Patrícia Santos Lopes, professora associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Informações e Inscrições
Mais informações sobre o seminário e seus palestrantes, acesse:
site: https://sites.google.com/alumni.usp.br/arcal-rla-1018/in%C3%ADcio

A participação no evento é gratuita e as inscrições devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/FXbBFnYShZRrWKmu7