O aplicativo que permite a visita virtual foi criado como trabalho para dissertação de Mestrado e contribui para a divulgação científica e informações sobre a energia nuclear

A criação de um aplicativo utilizando realidade virtual para divulgação científica foi um dos objetivos do trabalho desenvolvido para o curso de Mestrado em Tecnologia Nuclear no IPEN-USP por Leandro Gusmão de Mello e Silva.

Sob a orientação da Dra. Gaianê Sabundjian, do Centro de Engenharia Nuclear do IPEN, Silva desenvolveu um aplicativo amigável e didático que se utiliza da realidade virtual e óculos do tipo Google Cardboard para uma experiência imersiva. Para a criação do aplicativo, Silva utilizou processos de modelagem 3D, programas de Inteligência Artificial (AI) , animação, dentre outros.

A visita virtual segue o roteiro utilizado pelo Setor de Comunicação Institucional e pesquisadores do Centro do Reator de Pesquisa para grupos pré-agendados de universitários. Um instrutor virtual, a título de guia, oferece informações sobre a história, noções de energia nuclear, funcionamento e aplicações do Reator IEA-R1, em operação no IPEN desde 1957.

O roteiro da visita virtual apresenta o Espaço de Memória do Reator IEA-R1, a Sala de Controle e o Saguão da Piscina onde se encontra o núcleo do Reator.

A dissertação de Mestrado foi apresentada em 24 de março de 2023. O aplicativo torna-se mais uma ferramenta de importância no desafio de se divulgar a ciência, particularmente as aplicações da energia nuclear para estudantes e a sociedade em geral.

Link para o download do aplicativo em celular e uso de óculos para realidade virtual

Link para o vídeo da visita virtual ao Reator IEAR-1 no YouTube