Fonte: Perfis do Museu do Ipiranga no Instagram e Facebook

Cuidar do acervo do Museu do Ipiranga, com mais de 450 mil itens, requer um complexo trabalho que envolve desde ações simples até, ocasionalmente, o uso das mais sofisticadas tecnologias.

Nossas coleções são compostas pelos mais diversos tipos de itens, como objetos tridimensionais, impressos, manuscritos e acervos iconográficos com pinturas, desenhos, fotografia e cartografia.

A maior parte tem como suporte o papel, para o qual a conservação preventiva é a principal estratégia de preservação. Entretanto, há situações nas quais uma ação mais interventiva é necessária.

Um exemplo é a infestação por insetos xilófagos. Papel e madeira servem de alimento para animais como cupins e brocas e o clima quente e úmido favorece o rápido aumento desses insetos.

Para enfrentar tal problema, nosso acervo de jornais e cartografia, com mais de 10 mil itens como encadernados, documentos avulsos e plantas, recebeu o valioso auxílio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado de São Paulo.

No IPEN, nossos papéis foram submetidos à ionização gama. O processo é feito em uma instalação denominada Irradiador Multipropósito de Cobalto-60, utilizada pelo IPEN há 20 anos em seu Centro de Tecnologia das Radiações – CETER.

Os raios gama utilizados têm uma grande capacidade de penetração nos materiais, percorrendo toda extensão de um objeto em pouco tempo, mesmo de grande porte e se torna uma excelente alternativa rápida e eficaz para tratamentos em massa.

A ionização gama age de forma letal em microrganismos e insetos que provocam a biodeterioração de materiais orgânicos, sendo uma alternativa eficiente quando comparada com outros métodos que podem oferecer riscos tanto para o acervo quanto para a saúde dos colaboradores.

Além de colaborar com mais de 50 instituições de preservação como é o caso do Museu do Ipiranga, o IPEN atua em vários setores da atividade nuclear, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país.

Galeria de Imagens