A visita técnica e apresentação do Prof. Dr. Francesco D’Errico consolidou linhas de pesquisa e parcerias em dosimetria com nêutrons e caracterização neutrônica do Reator IEA-R1
O Prof. Dr. Francesco D’Errico, professor titular e chefe do laboratório de medições de radiação da Universidade de Pisa, Itália, ministrou o seminário "Research and Development in Neutron Spectroscopy” no IPEN-CNEN em 30 de outubro. A apresentação se deu pelo início de cooperação técnico-científica que se encontra em desenvolvimento com o Centro do Reator de Pesquisa (CERPQdo Instituto.
D’Errico é também conferencista pela Yale School of Medicine e liderou muitos projetos em métodos avançados de detecção de radiação, dosimetria e geração de imagens.
No seminário, D’Errico comentou sobre as pesquisas que realiza com espectroscopia de nêutrons, descrevendo alternativas técnicas existentes e apresentando inovações desenvolvidas por ele e sua equipe.
A apresentação foi realizada na Sala de Seminários do CERPQ e contou com a participação de cerca de 15 pesquisadores do setor, do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG), do Instituto de Física da USP (IF-USPe da Universidade Federal de Sergipe (UFSE).
Segundo o gerente do CERPQ, o físico Frederico Genezini, o IPEN está iniciando uma parceria que trará impactos nas áreas de dosimetria de nêutrons, em projetos desenvolvidos pela Dra. Linda Caldas, Pesquisadora Emérita do IPEN e que colabora no Centro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CEMRIe na caracterização dos campos neutrônicos do Reator IEA-R1. "O que chamou a atenção na apresentação do Dr. D’Errico foi a clareza com que ele apresentou conceitos complexos e o caráter de inovação em sua pesquisa”, comenta Genezini.