A Comissão de Pós-Graduação do Programa de Tecnologia Nuclear do IPEN/USP (PPGTN-IPEN/USPdivulga Nota Técnica sobre os recentes índices alarmantes de queimadas observados no território nacional. A Nota Técnica tem introdução assinada pelo Dr. Eduardo Landulfo, pesquisador do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN-CNEN e coordenador do referido Programa de Pós-Graduação.
A Nota Técnica traz informações referentes a pesquisas ambientais da Dra. Luciana Vanni Gatti, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPEe orientadora do PPGTN-IPEN/USP. Por mais de duas décadas, Gatti vem avaliando os índices de dióxido e monóxido de carbono, gases do efeito estufa e emissões de queimadas na Amazônia. Dentre suas conclusões, destaca-se que há uma evidente correlação entre o desmatamento, a redução de chuvas e o aumento da temperatura e das emissões de dióxido de carbono.
O objetivo da Nota Técnica é contribuir com informações científicas para refletir e auxiliar na tomada de ações que visem propor soluções para o enfrentamento da emergência climática.