O evento contou com a presença do Prof. Shijun He, da Tsinghua University, China, como expert da AIEA e representantes de doze países da América Latina
O IPEN-CNEN sediou, durante o período de 4 a 9 de novembro, o Curso Regional de Formação sobre Aplicação da Radiação Ionizante no Tratamento de Água e Águas Residuais (RLA 1023), integrante do Projeto ARCAL CXCI - Fortalecimento da capacidade técnica para uso da tecnologia de radiação no tratamento de águas residuais - promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A sala de seminários do Centro de Tecnologia das Radiações (CETERfoi o local que os representantes de doze países da América Latina utilizaram para apresentarem um panorama atual de iniciativas locais e propostas de ações conjuntas. No último dia do evento, 9 de novembro, os coordenadores e representantes internacionais se reuniram nas dependências do hotel WZ para considerações finais e avaliação do encontro.
O evento contou com a coordenação local da pesquisadora Sueli Borrely, do CETER, e da chefe do Serviço do Núcleo de Inovação Tecnológica do IPEN (SENIT), que atuou como coordenadora técnica do evento.
Segundo Borrely, "o principal objetivo do curso foi treinar todos os participantes no uso da tecnologia da radiação ionizante para o tratamento de águas residuárias e também apresentar os fundamentos da aplicação dessa tecnologia na área ambiental”.
O prof. Shijun He, da Tsinghua University, China, foi enviado pela AIEA como expert para ministrar várias palestras que orientaram sobre princípios e o estado da arte de métodos físicos, químicos e biológicos para tratamento de águas residuárias; degradação de poluentes por radiação ionizante; e vários cases sobre instalações existentes em outros países, com destaque para a China.
Como parte do programa, foi realizada uma visita técnica às instalações no CETER/IPEN do Acelerador de Elétrons, Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 e à Unidade Móvel com acelerador com feixe de elétrons para tratamento de efluentes industriais. Nesta última instalação, o gerente adjunto do CETER, Samir Somessari, coordenou uma demonstração de tratamento de efluentes. Experimentos e testes também foram realizados no Laboratório de Ensaios Biológicos Ambientais.
Em 7 de novembro, formou-se uma comitiva com participantes do curso que visitaram a Estação da SABESP para Tratamento de Esgoto do ABC e as instalações da Aquapolo, empresa de tratamento de água para reuso.