A 13ª edição da Revista Inovação e Desenvolvimento, publicada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPErepercute discussões e temas de destaque enfocados durante a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTIrealizada entre os dias 30 de julho a 1º de agosto de 2024, em Brasília, DF.
O presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Junior, assina um dos artigos publicados na edição de outubro que comenta sobre a estratégia brasileira para o setor nuclear.
Rondinelli comenta que as principais conclusões apresentadas para o setor nuclear durante a 5ª CNCTI encontram-se em cinco temas: avanço tecnológico e inovação; sustentabilidade; capacitação profissional e educação pública; expansão da energia nuclear na área da saúde e estímulo ao empreendedorismo, inovação e internacionalização.
Ele destaca a necessidade de autonomia e capacidade tecnológica par o desenvolvimento nuclear com projetos como o Reator Multipropóstio Brasileiro (RMB), Centena, LABGENE/PROSUB, etc. Cita, também, a importância da energia nuclear na transição energética para fontes mais sustentáveis e a importância da conclusão de Angra III.
A ampliação do acesso da população aos benefícios da tecnologia nuclear na área da saúde é também destacada no texto.
Por fim, o estímulo à formação profissional, desmistificação do setor nuclear, ações de internacionalização, fortalecimento da cultura do empreendedorismo e inovação são considerados essenciais para o desenvolvimento do setor nuclear.