Veja mais sobre o objetivo e os resultados do treinamento, que ocorreu em setembro de 2024.
Fonte: LabNUT - IOUSP
No período de 2 a 10 de setembro foi realizado o treinamento de técnicas de amostragem e análises oferecido para a atualização em formas de amostragem de diferentes parâmetros ambientais como oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade, metano, isótopos, N-amoniacal, nutrientes, salinidade, material particulado em suspensão, clorofila e fitopigmentos, sílica biogênica, comunidades microbianas, RNA fitoplanctônico, sedimentos e montagem de armadilha na zona eufótica.
A revisão e atualização está sendo realizada com base nas necessidades de desenvolvimento de projetos ligados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Transferência de Material Continente-Oceano (INCT- TMCOcean III – Prc.), SILICARBONCLIM e Rede OLEOMAR. Vários ingressantes estão se associando aos grupos de pesquisa, bem como a novas análises que estão sendo planejadas pelos colaboradores as quais vão ser integradas nas amostragens desses projetos. Desta forma, o treinamento é muito bem-vindo, além de representar uma transmissão de conhecimento.
O treinamento contou com parte teórica no IOUSP, parte prática na Base de Cananéia e treinamento no IPEN.
A prática ocorreu em Cananéia (SPe foram treinados 13 alunos com diferentes graus de formação (iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores da USP, da UNIFESP e do IPEN envolvidos nos projetos mencionados).
Essa parte prática envolveu o transporte de muito material para treinamento em amostragem a bordo de embarcação e em laboratório.
Material e equipe chegando para o treinamento na Base de Cananéia
O deslocamento dos participantes envolveu despesas com veículos e foi programada a reserva de embarcação, alojamento e alimentação para todos. A indisponibilidade de van fez com que contássemos com 2 carros e um caminhão para a logística das atividades.
Os equipamentos foram montados no laboratório na Base do Instituto Oceanográfico da USP "Dr. João de Paiva Carvalho, em Cananéia”. Alguns aspectos do deslocamento para a Base de Cananéia (SP):
Preparo dos equipamentos no laboratório na base de Cananéia.
O equipamento para determinação de oxigênio dissolvido e da alcalinidade (à esquerdae sistema de filtração montados para receber a equipe com as amostras.
Treinamento para montagem da armadilha de sedimentação em acrílico para ser instalada na zona eufótica.
A montagem dos coletores de água garrafa Hydrobios e garrafa de Niskin lançadas em embarcações menores sem auxílio da rosette:
Treinamento lançamento de garrafa Hydrobios (primeiras à esquerdae lançamento de garrafa de Niskin (2 imagens a seguir).
O treinamento para as coletas de amostras para análise de oxigênio dissolvido foi feito com auxílio de tubo redutor de fluxo (desmamadorem frascos com volume interno conhecido e com tampas mergulhadoras.
Coleta de água para determinação de oxigênio dissolvido, usando redutor de fluxo para evitar a formação de bolhas.
Foram resgatadas as recomendações para a coleta de N-amoniacal sendo coletado cerca de 100ml em frasco âmbar, recebendo a adição de reagente a bordo, logo após a coleta.
Coleta de N-amoniacal e fixação a bordo.
No treinamento, as coletas de água para determinação de isótopos foram realizadas utilizando uma seringa acoplada a um filtro, sem a formação de bolhas, e a água foi colocada em frasco com tampa de borracha e lacre de alumínio.
Coleta de água filtrada para a determinação de isótopos.
Com o Disco de Secchi, a profundidade de desaparecimento foi medida para o cálculo da zona eufótica. A leitura da temperatura foi realizada em termômetros de reversão protegidos. As coordenadas da estação foram anotadas e foi ressaltada a importância do preenchimento das fichas. Foi medida a velocidade do vento, a umidade do ar e a temperatura do ar.
Medida do Disco de Secchi, leitura dos termômetros e coleta de dados nas fichas de bordo.
A passagem de redes de fito e zoo foram realizadas tomando-se nota da velocidade do barco e das medidas do fluxômetro. Foram coletados o fitoplâncton e o zooplâncton de rede e preservados com formalina. Foi passada mais uma vez a rede de fitoplâncton para coleta de material para as análises ômicas.
Passagem de rede de fito e zooplâncton
A coleta de sedimentos superficiais foi realizada com auxílio de um pegador de fundo tipo Van Veen. Os sedimentos foram armazenados em "marmitas” em alumínio para determinação da granulometria, material orgânico. Também foi coletada fração em pote plástico para determinação de metais e carbono orgânico.
Coleta de sedimento com o pegador Van Veen.
No começo do dia foi lançada a armadilha para captura de material particulado em afundamento localizado na base da camada eufótica. A armadilha ficou exposta por 4h e o material foi filtrado para posterior pesagem e análise de material orgânico.
Lançamento e recolhimento dos tubos da armadilha de sedimentação na zona eufótica.
Foi lançada a rede de arrasto para coleta de exemplares de peixes para as análises ecotoxicológicas.
Coleta de organismos, sobretudo bagres para estudos de ecotoxicologia, análises de metais, entre outros.
Equipe da manhã em treinamento na embarcação Bp Albacora do IOUSP.
Equipe da tarde em treinamento na embarcação Bp Albacora do IOUSP.
No laboratório foram realizadas as calibrações dos equipamentos, filtrações e das coletas de amostras para as diferentes análises (clorofila, material em suspensão, nutrientes, COD, metais). Foram determinados o Oxigênio Dissolvido, a alcalinidade e o pH.
Imagens do treinamento em análises em laboratório.
Encerramento da parte prática em campo. Alunos e membros da equipe de treinamento.
Após isto ocorreu a elaboração de estudos dirigidos e avaliação. Ocorreu ainda um treinamento no equipamento de medidas de CO2 e metano do ar em fluxo contínuo realizado no IPEN.
Treinamento no IPEN, no ABB, para medir metano e CO2 no ar.
Responsável:
Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga
Colaboradores:
Dr. Vitor Gonsalez Chiozzini
MSc Elaine Cristina Araujo
Thais Correa
Alunos:
Amanda Sayuri Toma Miranda
Ana Luiza Cavallari de Oliveira
Antonio Jeferson Muniz Almeida
Bruno Otero Sutti
Erica Machado da Silva Guerreiro
Fernando Manochio
Gabriella Ferreira de Andrade
Giovanna Noya Basile
Henrique José Rodrigues Dias
Icaro Deziderio Fernandes
Luisa Runho Lucarelli
Marina Bernardez Dominguez Ramos
Solange Utimura