Tocando Agora: ...

IPEN e UNIOESTE firmam Memorando de Entendimento para colaboração científica e tecnológica

Publicada em: 19/12/2024 17:04 - Notícias

O IPEN/CNEN teve a honra de receber a comitiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - para uma visita nos dias 9 e 10 de dezembro.

O objetivo da visita foi apresentar aos integrantes da instituição paranaense os estudos em desenvolvimento no Instituto com a finalidade de identificar áreas de interesses comuns, bem como promover a interface com a Pós-Graduação acadêmica, em especial o intercâmbio de alunos e pesquisadores.

A comitiva da UNIOESTE contou com a presença do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Alexandre de Almeida Weber, da Profa. Dra. Sanimar Busse, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, das pesquisadoras Profa. Dra. Mônica Lady Fiorese e Dra. Carina Contini Triques de Almeida, e de Victor Hugo Junior, diretor de Comunicação Social. A recepção aos visitantes aconteceu na Sala do Conselho do IPEN com a presença da diretora do Instituto, Dra. Isolda Costa, e seus coordenadores, gerentes e pesquisadores.

Sob a condução do Escritório de Gestão de Projetos, representado pelo gerente Fernando Moreira e pela colaboradora Solange Furtado, a comitiva visitou o Centro de Biotecnologia e Biotério, Centro de Química e Meio Ambiente, Centro de Tecnologia das Radiações, Centro de Lasers e Aplicações, Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais, Centro de Radiofarmácia e Reator IEA-R1. Em todas as áreas os visitantes foram recebidos por seus respectivos gerentes e pesquisadores.

A visita de dois dias culminou com a assinatura de um memorando de entendimentos com vistas a um futuro convênio entre IPEN e UNIOESTE, de forma que sejam estabelecidos grupos de trabalho para pesquisas em conjunto.

Porém, este primeiro momento já permite aos pesquisadores e professores da UNIOESTE utilizar os laboratórios do IPEN. A parceria será vantajosa para as duas instituições: a UNIOESTE contará com a estrutura de um dos maiores institutos de pesquisas do país e proporcionará aos pesquisadores do IPEN a troca de experiências com seus professores, principalmente no setor do agronegócio, uma área ainda incipiente no Instituto.

A região onde se encontra a UNIOESTE, dominada pelo agronegócio, é particularmente constituída por fazendas de cultivo de soja e milho, suinocultura e piscicultura, e a parceria visa possibilitar avanços científicos no local. A contrapartida será o financiamento de pesquisas pela iniciativa privada ou por meio da Fundação Araucária, equivalente paranaense da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O Prof. Alexandre Weber informou que a UNIOESTE promoverá no primeiro semestre de 2025 um evento científico, no campus de Toledo, e o IPEN foi convidado a apresentar as pesquisas e capacidades de seus pesquisadores. A Unidade Móvel de Irradiação, projeto financiado pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesadose Truckvan, foi uma das tecnologias que a instituição parceira solicitou que seja enviada para o evento.

A Dra. Isolda Costa, diretora do IPEN, enfatizou a oportunidade de parcerias em regiões do País onde o IPEN ainda não atua e explanou que a integração entre as duas instituições teve início em 2023, quando uma comitiva do IPEN visitou a região oeste do Paraná.

Galeria de Imagens

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
GOVERNO