Tocando Agora: ...

Seminário anual avalia a produção dos bolsistas de iniciação científica dos vários institutos da CNEN e estimula carreiras na área da pesquisa

Publicada em: 21/12/2024 10:06 - Notícias

Foram cerca de 100 trabalhos avaliados em apresentações presenciais no prédio de Ensino do IPEN e em transmissões online nos dias 4 e 5/12/2024

Alunos de graduação que buscam bolsas de iniciação científica em instituições de pesquisa têm uma poderosa vantagem profissional devido à experiência advinda do desenvolvimento de atividades em projetos coordenados por pesquisadores experientes. O trajeto profissional de muitos cientistas iniciou-se dessa forma, conforme o relato da diretora do IPEN-CNEN, Isolda Costa, durante a abertura dos Seminários de Avaliação dos Programas de Iniciação Científica oferecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNENem suas unidades técnico-científicas e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo Costa, o programa atua como um filtro para identificar potenciais pesquisadores e para orientação de carreira aos alunos.

O evento reuniu, de forma presencial no dia 4/12 e online no dia 5, a 30ª edição do Seminário Anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o XIV Seminário Anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITIe o XXI Seminário Anual do Programa de Bolsas de Iniciação Ciência da CNEN (PROBIC).

 

A coordenação geral foi da gerente de Ensino do IPEN-CNEN, Martha Marques Ferreira Vieira que traçou um perfil histórico dos programas de iniciação científica que somam, atualmente, um total de 214 bolsas. A quota do PIBIC é a mais numerosa, concentrando 137 alunos de iniciação científica, seguida do PROBIC, com 60 bolsas e do PIBITI com 17.

 

Vieira concluiu com um depoimento emocionante sobre sua trajetória como pesquisadora que completa 50 anos e que se originou com uma bolsa de iniciação científica no então Instituto de Energia Atômica (IEA), atual IPEN. Na época, 1973, Vieira cursava o Instituto de Física da USP (IF-USP). "A iniciação científica é uma valiosa oportunidade de os alunos conhecerem as áreas de pesquisa com que possuem mais afinidade, podendo iniciar uma carreira acadêmica que continua com o Mestrado e Doutorado”, conclui.

 

A popularização da Inteligência Artificial

 

A palestra inaugural do seminário foi proferida pela professora Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Intitulada "Um passeio pela inteligência artificial: dos primeiros estudos até sua popularização com a capacidade generativa”, a palestra de Peres suscitou muito interesse por parte dos participantes, principalmente pela ampla utilização, legislação a ser desenvolvida e perspectivas da tecnologia.

Peres tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em1996; mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1999e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2006. É livre docente em Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional pela USP. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da USP e do quadro de pesquisadores do C4AI -Center for Artificial Intelligence(USP/IBM/FAPESP), no grupo KEML (Knowledge-Enhanced Machine Learning for Reasoning about Ocean Data).

 

Apresentações dos bolsistas e destaques

 

A maratona de apresentações dos resultados obtidos pelos bolsistas ocupou dois auditórios do Prédio de Ensino no período vespertino do dia 4 de dezembro para alunos que atuam no IPEN-CNEN e duas salas virtuais concomitantes no dia 5 para os bolsistas do por Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), do Instituto de Engenharia Nuclear (IENe do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRDe do Laboratório de Poço de Caldas (LAPOC).

 

A comissão avaliadora foi formada pelos avaliadores do CNPq: Anselmo Sigari Moriscot, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP); Daniele Ribeiro de Araujo – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Elizabeth Ferreira Martinez, São Leopoldo Mandic; Lilia Coronato Courrol, UNIFESP; Paulo Euzébio Cabral Filho - Universidade de Pernambuco (UFPee Rafael Sá de Freitas, do Instituto de Física (IFUSP).

 

Após a avaliação, foram anunciados os seguintes destaques:

■ Amanda Magliano Pontes
"Adsorção de bário em soluções aquosas com óxido de grafeno"

■ Anna Gabriela Brum Monteiro do Nascimento
"Estudo da síntese de suporte cerâmico de TiO2 por colagem de barbotina"

■ Bárbara Fávaro Nascimento
"Caracterização química inorgânica de oleaginosas consumidas na cidade de São Paulo"

■ Davi Fonseca Melo
"Estudo e desenvolvimento de materiais magnéticos compósitos à base de polímeros e imãs de terras raras para aplicações em impressão 4D"

■ Diego Raphael Lewer Silveira
"Purificação e Avaliação da Reatividade de Anticorpos para Validação em Sistemas Biossensores"

■ Evelin Mirelle Lima Araújo
"Avaliação do efeito radiomitigador do extrato de Ginkgo biloba pela técnica de micronúcleos em linfócitos humanos irradiados com diferentes concentrações do extrato"

■ Gabriel Clem Albuquerque Sasdelli
"Desenvolvimento de um dispositivo controlador de ondas mecânicas usando plataforma Arduino para aplicações em regeneração tecidual"

■ Gustavo Kolbe Cazelli
"Avaliação do aço AISI348 para uso nuclear após envelhecimento a 500ºC"

■ Ianara Pereira Silva
"Uso do Radiofármaco 18F-NaF no estudo da cardiotoxicidade decorrente da quimioterapia e do consequente efeito cardioprotetor do exercício aeróbico em modelo murino de câncer de mama"

■ Isadora Ferreira Caetano
"Desenvolvimento de membranas trocadoras de ânions baseados em polietileno de baixa densidade para a aplicação em células a combustível alcalinas"

■ Karine Lafaiete de Carvalho
"Análise do efeito radioprotetor e radiomitigador da lectina SteLL de folhas Schinus terebinthifolia"

■ Lara Pongeti Blanco
"Síntese radiolítica de nanopartículas de colágeno desnaturado para aplicações biomédicas"

■ Lara Vitoria Santos Couto
"Determinação de 210PB em placentas humanas coletadas na cidade de São Paulo"

■ Lucas Campos Reis Matta
"Avaliação da exposição à radiologia ionizante em equipe multidisciplinar em radiologia intervencionista cerebral"

■ Luísa Alves Teixeira
"Síntese e caracterização de compostos nanoestruturados multifuncionais a base de ferritas e terras raras para aplicações médicas"

■ Lyara Aparecida Biadolla
"Comparação entre métodos de detecção da concentração bacteriana com fins a determinar o valor de radioresistência da mesma"

■ Marcela Alves Magalhães
"Sistemas nanoestruturados à base de sílica mesoporosa para entrega direcionada de fármacos"

■ Mateus Brito Chalub
"Comparação entre experimento e simulações numéricas para perda de carga em placas perfuradas"

■ Pedro Augusto Possa Vicente Sacramento Ferreira
"Efeito do pH e concentração de NH4EDTA na separação de elementos terras raras leves e pesados de Água Ácida de Mina"

■ Pedro Tosato Marques
"Modernização e Instalação de Instrumentação no Circuito de Circulação Natural - CCN"

■ Samara Mendes Matos
"Avaliação do efeito da radiação sobre polietilenoglicol e gelatina usados como revestimento de nanopartículas de ouro"

■ Thales Zanin dos Santos de Oliveira
"Análise multielementar de suplementos alimentares utilizando raios-X"

■ Yasmin Duarte Siqueira
"Alternativas para controle de radônio em novas construções"

 

Galeria de Imagens

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
GOVERNO