A cerimônia de premiação ocorreu no dia 22 de novembro, em São Petersburgo, na Rússia.
A aluna de mestrado Juliana Mendes Nogueira, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear - Reatores, do Centro de Engenharia Nuclear do IPEN, participou da competição internacional por equipes "Smart City 2030: Sustainable Urban Development Management in BRICS Countries", tendo sua equipe conquistado a primeira colocação no concurso. O objetivo da competição foi engajar jovens estudantes e pesquisadores no desenvolvimento de projetos para cidades dos países do BRICS considerando criatividade, desafios e oportunidades no planejamento urbano em tempos de incerteza global.
A equipe composta por Jadna Mendes (UFRJ), Juliana Mendes Nogueira (USP), Leonardo Kenji Takashi (UFRJ), Luis Lionel Salas Ramón (UFRJe Maria Luiza Gonçalves (UFMGapresentou o projeto "Sustainable Energy Solutions for Fernando de Noronha" com a proposta de uso de reatores modulares pequenos (SMRspara gerar energia e dessalinizar água para abastecimento da ilha, visando assim reduzir as emissões de CO₂ e melhorar o abastecimento de água.
A competição foi organizada pelas agências Peter the Great St. Petersburg Polytechnic University (Rússia), Russian Institute Tsinghua University (China), Lovely Professional University (Indiae Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).
Maiores informações em https://www.smartcity2030.tech/