No ano passado, a instituição recebeu mais de 500 estudantes nas suas principais instalações
As visitas técnicas realizadas pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), têm se mostrado um importante meio de aproximação entre a instituição e a comunidade, por meio dos estudantes. Com o objetivo de oferecer uma vivência prática e aprofundada sobre as pesquisas e inovações desenvolvidas no Centro, as visitas são uma oportunidade única para que alunos conheçam de perto o trabalho realizado na área nuclear, suas aplicações e benefícios.
Em 2024, o CDTN recebeu 23 visitas, com uma média de 24 pessoas por grupo, totalizando 552 visitantes ao longo do ano. As visitas foram distribuídas entre diferentes níveis de escolaridade, com a maior parte dos participantes vindos do Ensino Superior (53,1%), seguidos pelos alunos do Ensino Técnico (33,9%e do Ensino Médio (13%).
Quanto à origem dos visitantes, 83% eram de instituições públicas, enquanto 17% vinham de escolas e universidades privadas. Esses dados refletem não apenas a diversidade educacional dos visitantes, mas também a importância das visitas técnicas como ferramenta pedagógica. Além disso, a integração com a comunidade local, especialmente de Belo Horizonte e região metropolitana, é uma das principais características do programa de visitas do CDTN.
Para este ano, em decorrência da atualização da Norma CNEN NN 3.01, o Centro passou a permitir apenas a entrada de pessoas maiores de 18 anos nos ambientes controlados. A instituição estuda alternativas para atender o público jovem, como os estudantes do Ensino Médio, com atividades de divulgação científica. Assim que as ações forem validadas, haverá divulgação nos canais oficiais da instituição.
Responsável pelas visitas técnicas:
André Nessim
E-mail: sac@cdtn.br
Alice Queiróz
Assessoria de Comunicação CDTN