No último dia 9 de abril, o auditório do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) realizou evento, aberto para toda a comunidade científica, para celebrar os 15 anos do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares do Programa de Pós-Graduação (PPGIENe recepcionar os alunos que ingressaram na Turma 2025 após conquistarem a aprovação no recente processo seletivo.
A aula inaugural para essa nova turma contou com a ministração do Professor Dr. Renato Machado Cotta, que foi presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) entre os anos de 2015 e 2017, e atualmente é professor titular da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), além de integrar o Conselho Técnico-Cientifico da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A (Amazul), Consultor Técnico da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil (DGDNTM).
O professor também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE), da The World Academy Of Sciences (Twase do grupo de Trabalho Técnico sobre Dessalinização Nuclear (Twg-Nd), da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A convite do Dr. Cotta, estiveram presentes no evento o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha do Brasil, e o Vice-Almirante Ney Zanella Dos Santos, Primeiro Diretor-Presidente da Amazul, Presidente da Seção Latino-Americana Da American Nuclear Society (Las-Ans) e Presidente do Núcleo Brasil Energia Participações. Além deles, a professora e ex-coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, Dra. Inayá Correa Barbosa Lima, também prestigiou a aula inaugural do PPGIEN.
O evento iniciou com as boas-vindas do coordenador do programa de pós-graduação do IEN/CNEN, Dr. Zelmo Rodrigues de Lima, que apresentou um resumo das entregas dos trabalhos aplicados pelos alunos do mestrado acadêmico ao longo dos últimos 15 anos. Ele ressaltou que anteriormente a esse curso, em 2003, foi criado o curso de mestrado profissional; mencionou também sobre a estrutura desse programa, que é stricto sensu, que proporciona aos mestrandos uma vida acadêmica inserida em um ambiente focado em solucionar as questões atuais para o país através da ciência nuclear.
Na sequência, o diretor do IEN/CNEN e reitor do PPGIEN, Dr. Cristóvão Araripe Marinho, apresentou os trabalhos que são desenvolvidos nas instalações e laboratórios do Instituto e entregou para que o Dr. Cotta iniciasse a sua apresentação.
Durante a sua explanação, o Professor Renato Cotta falou resumidamente sobre a sua trajetória enquanto pesquisador da área nuclear, que iniciou justamente no IEN/CNEN como estagiário, em 1981. Ele também destacou os profissionais e instituições que foram importantes para a sua formação.
Focando no tema da aula inaugural “Ciência e Tecnologia Nucleares e Sustentabilidade”, o palestrante explicou as razões pelas quais a área nuclear é importante para a transição energética, falou sobre os investimentos globais nos SMRs (Pequenos Reatores Nuclearespara alimentar os data centers e outras iniciativas, e destacou as perspectivas sobre projetos desenvolvidos por instituições científicas brasileiras, como o microrreator nuclear, que tem a participação do IEN/CNEN, para o avanço do setor nuclear, e de como eles podem auxiliar em ações voltadas para a preservação ambiental e redução da emissão de gases poluentes.
Ao final da apresentação, o Dr. Cotta recebeu das mãos do coordenador do PPGIEN, Dr. Zelmo, e do diretor do IEN, Cristóvão Araripe, um certificado de agradecimento por conduzir essa aula inaugural. O pesquisador agradeceu o convite e a oportunidade de compartilhar a sua experiência adquirida em instituições brasileiras e estrangeiras do setor nuclear com os novos alunos do curso de mestrado acadêmico e demais presentes no evento:
“Retornar ao IEN/CNEN, reencontrar velhos amigos e poder dividir um pouco do meu entusiasmo com a área nuclear junto ao corpo discente foi, realmente, um momento bastante marcante na minha carreira. Por isso, eu agradeço a todo o corpo social do instituto pela excelente recepção”, afirmou Cotta.
Escrita por: José Lucas Brito (Setcos/IEN