Tocando Agora: ...

AIEA e Romênia realizarão exercício internacional para testar a resposta global a uma emergência nuclear

Publicada em: 24/06/2025 11:39 - Notícias

 

Objetivo é avaliar a consistência das ações de resposta de Estados e organizações internacionais a fim de identificar as boas práticas e as que precisam ser fortalecidas.

 

Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participará, a partir desta terça-feira, 24, de um exercício de dois dias coordenado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e pelo governo da Romênia. A atividade envolverá 76 Estados-Membros e 11 organizações internacionais e tem como objetivo testar a resposta global de emergência a um grave acidente simulado em uma usina nuclear.

A AIEA utilizará o exercício de 24 a 25 de junho de 2025 para avaliar a consistência das ações de resposta empreendidas por Estados e organizações internacionais, a fim de identificar tanto as boas práticas quanto aquelas que precisam ser fortalecidas.

Este exercício de larga escala é realizado a cada período de três a cinco anos para testar os mecanismos de resposta a emergências em vigor que cumprem as obrigações especificadas na Convenção sobre Notificação Antecipada de Acidentes Nucleares e na Convenção sobre Assistência em Caso de Acidente Nuclear ou Emergência Radiológica.

Baseado em um exercício nacional conduzido em um Estado-Membro da (AIEA), a Romênia, o Exercício de Nível 3 da Convenção (ConvEx-3) foi elaborado para avaliar a resposta a emergências em casos de emergência nuclear ou radiológica grave, independentemente de sua causa.

Ao longo de 36 horas, o Brasil, com a participação da CNEN, do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) e da Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ), se unirá aos Estados-Membros da AIEA e organizações internacionais para trabalhar em conjunto na implementação de planos e procedimentos de emergência, bem como de acordos bilaterais e acordos internacionais.

O cenário do exercício foi desenvolvido pela SNN Nuclearelectrica (SNN) e pela Comissão Nacional de Controle de Atividades Nucleares (CNCAN), órgão regulador nuclear da Romênia. A participação de organizações internacionais é coordenada pelo Comitê Interagências sobre Emergências Radiológicas e Nucleares (IACRNE), composto por 18 organizações internacionais.

Para mais informações, entre em contato com:

drs@cnen.gov.br – Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear

nelbia.silva@cnen.gov.br – Ponto de Contato do ConvEx-3

ana-paula.artaxo@cnen.gov.br  – Coordenadora da Comunicação Social da CNEN

Ciência e Tecnologia

 

 

 

 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
GOVERNO