Tocando Agora: ...

Supercomputador do IEN/CNEN entra em operação

Publicada em: 22/08/2025 17:28 -

 

Supercomputador do IEN/CNEN

Cluster de computação paralela instalado no IEN/CNEN. Foto: Gledson Júnior

Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) dá um importante passo como protagonista no cenário tecnológico e acadêmico do país. No último dia 14 de agosto, foi ativado pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) o Cray Supercomputing XD665. De acordo com chefe do Serviço de Engenharia de Sistemas Complexos (SEESC/DINUC), Dr. Guilherme Jaime, o sistema já se encontra em operação e as primeiras contas para acesso remoto foram criadas.

A implementação do supercomputador é de grande relevância para o atual momento do IEN/CNEN, a ponto da instituição iniciar a modernização do que se tornará, em um futuro próximo, num moderno data center.

Ao instalar esse cluster de computação paralela, o IEN/CNEN objetiva suprir uma grande demanda de pesquisadores, professores e alunos, possibilitando um aumento significativo na produtividade cientifica e acadêmica, não só do próprio Instituto, mas de outras instituições científicas parceiras nesse empreendimento, as quais poderão utilizar o supercomputador através do sistema de VPN (serviço que cria uma conexão segura e criptografada entre um determinado dispositivo e a internet, permitindo que o usuário navegue com mais privacidade e segurança).

O supercomputador foi uma conquista do IEN/CNEN através do projeto “FINEP 0945/22 CCPM Implantação de um cluster de computação paralela multiusuário para resolução de problemas complexos” com investimentos de aproximadamente R$1.500.000.

O equipamento tem capacidade de alcançar até 16 Petaflop/s (cada petaflop é equivalente a um quatrilhão de cálculos por segundo). A título de comparação, o supercomputador Santos Dumont (SDumont) considerado o mais potente do Brasil, que fica localizado na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis – RJ, possui capacidade instalada de processamento na ordem de 20 Petaflop/s. No entanto, segundo explica o Dr. Guilherme Jaime, essa capacidade é voltada para funcionamento genérico de dados, enquanto o cluster do IEN/CNEN é mais direcionado à Inteligência Artificial (IA), tornando-o especializado para treinar e rodar modelos de IA mais complexos, executando simulações científicas em larga escala.

Nessa fase inicial, estão estabelecidas iniciativas de colaborações de P&D envolvendo Inteligência Artificial com os laboratórios do IEN/CNEN (Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, Laboratório de Realidade Virtual e Serviço de Tecnologia e Engenharia de Reatores), assim como o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ.

Parcerias e referências para o projeto

O cluster de computação paralela do IEN/CNEN se juntará a outros supercomputadores já instalados no Brasil com alto desempenho para a pesquisa científica. Além do já mencionado Santos Dumont, que está na lista dos 100 supercomputadores mais velozes do mundo, destacam-se o Supercomputador Tupã do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, interior do estado de São Paulo, e o Cluster Coaraci pertencente ao Centro para Computação em Engenharia e Ciências da Universidade Estadual de Campinas (CCES-Unicamp), que foi ativado em dezembro de 2023.

O maior supercomputador em funcionamento no Brasil, atualmente, é o Pégaso, adquirido pela Petrobras em 2022, com poder para processar até 21 petaflops. Com um total de nove desses equipamentos em atividade, o Brasil ocupa a 11ª colocação entre as nações com os maiores parques de supercomputadores.

Esses exemplos de supercomputadores brasileiros serviram de referência para os pesquisadores do SEESC/DINUC desenvolverem a arquitetura tecnológica do que viria a ser esse cluster:

“Na época da elaboração da proposta, nos inspiramos nessas infraestruturas. Tínhamos um desafio distinto, caracterizado principalmente pelas limitações de pessoal de nossas equipes. Então, focamos em duas premissas habilitadoras dado esse contexto: (i) simplicidade de um projeto compacto, e (ii) facilidade de expansões futuras. Dados os avanços tecnológicos dos últimos anos, a solução escolhida, o Cray Supercomputing XD665, se mostrou bem adequado a essas premissas”, explica Dr. Guilherme Jaime.

Dr. Guilherme Jaime
Dr. Guilherme Jaime, pesquisador do IEN/CNEN a frente do projeto do supercomputador. Foto: Gledson Júnior.

Escolha o nome do Supercomputador do IEN/CNEN

Para celebrar esse marco tecnológico em sua trajetória de 63 anos, o IEN/CNEN conta com a sua participação na enquete que irá definir como o Supercomputador será batizado. No formulário abaixo, é possível votar em algumas das opções apresentadas ou o próprio usuário poderá sugerir um nome para o equipamento que seja adequado, de acordo com os critérios de avaliação. Caso o nome sugerido pelo usuário se destaque conforme tais critérios (beleza, contexto, adequação temática, etc) poderá seguir para uma votação em segundo turno, onde será definido o nome do Supercomputador do IEN/CNEN.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DA ENQUETE!

Escrita por: José Lucas Brito (SETCOS/ IEN)

Ciência e Tecnologia
Compartilhe:
GOVERNO