Tocando Agora: ...

Marco Marzo recebe Prêmio Internacional de Serviço Distinto em Materiais Nucleares

Publicada em: 09/09/2025 12:17 -

O secretário-geral da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), Marco Marzo, foi reconhecido com o Prêmio de Serviço Distinto Vincent J. DeVito (DSA), concedido pelo Institute of Nuclear Materials Management (INMM).

O prêmio, que leva o nome do secretário de longa data do INMM, homenageia profissionais que fizeram contribuições notáveis e duradouras para a área de gestão de materiais nucleares.

Ao longo de sua trajetória, Marco Marzo desempenhou papel fundamental no campo das salvaguardas internacionais, contribuindo para a implementação de mecanismos de contabilidade e controle de materiais nucleares, salvaguardas nacionais e proteção física em diferentes instituições. É autor de mais de 60 publicações técnicas e livros sobre não proliferação e salvaguardas.

Sua carreira inclui posições de destaque como diretor da Divisão de Operações A da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), membro do Grupo Permanente de Assessoria sobre Implementação de Salvaguardas da AIEA (SAGSI) e, atualmente, secretário-geral da ABACC — organismo binacional único no mundo, referência em confiança mútua e cooperação nuclear.

O reconhecimento internacional reflete não apenas as conquistas técnicas de Marco Marzo, mas também sua liderança na promoção de um sistema robusto de salvaguardas, consolidando o compromisso do Brasil e da Argentina com a não proliferação nuclear e o uso pacífico da energia atômica.

Sobre o premiado
Paulistano de nascimento, em 1951, Marzo concluiu o doutorado na Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, em 1981. Entre 1983 e 1992, exerceu o cargo de Diretor da Divisão de Salvaguardas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Ao longo de sua trajetória, destacou-se pela dedicação de décadas à implementação de salvaguardas internacionais, à gestão da contabilidade e do controle de materiais nucleares, à proteção física, além de suas numerosas publicações técnicas nas áreas de não proliferação e salvaguardas.

Ciência e Tecnologia
Compartilhe:
GOVERNO