O presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Junior, e o CEO da INVAP S.A.U., Darío Sergio Giussi, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU), tendo como objetivo estabelecer os termos, as condições e premissas que nortearão as tratativas e negociações a serem mantidas entre a CNEN e a INVAP, para a celebração do Contrato de EPC ( Engineering, Procurement, Construction Agreement). A iniciativa é voltada à implantação do complexo tecnológico que abrigará o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), com todas as suas instalações laboratoriais, de infraestrutura operacional e de apoio logístico.
- (Foto: Divulgação/CNEN)
O empreendimento é um projeto prioritário para o desenvolvimento tecnológico do setor nuclear do Brasil, está incluído no Programa de Apelação do Crescimento do Governo Federal, PAC, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o aporte de recursos provenientes do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
As obras terão início em 2026 e o RMB será entregue em 2030, com início de operação previsto para 2031.
As obras terão início em 2026 e o RMB será entregue em 2030, com início de operação previsto para 2031.
A assinatura do documento ocorreu no dia 18 de setembro durante a 69ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que acontece até hoje em Viena.