No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico, data que remete à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos: 20 de janeiro de 1916.
No passado, os especialistas em manipular e desenvolver medicamentos eram os boticários, que trabalhavam em estabelecimentos conhecidos como boticas. Atualmente, essa função cabe ao farmacêutico, cuja área de atuação é vasta, englobando a pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de qualidade de produtos diversos, que vão de fármacos a alimentos e cosméticos.
Desde 1959, o IPEN-CNEN se dedica à pesquisa e produção de radiofármacos para o diagnóstico e tratamento de enfermidades diversas. Em seu Centro de Radiofarmácia, inaugurado nos anos 1970, atuam profissionais de múltiplas carreiras, incluindo farmacêuticos. Os farmacêuticos do IPEN são responsáveis pelos radiofármacos utilizados nos procedimentos de Medicina Nuclear do país.
O IPEN parabeniza estes profissionais pelo seu papel fundamental em prol da saúde humana e da melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

