A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDANorganiza o Nuclear Legacy 2024 que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro de 2024 no Clube Naval Piraquê, no Rio de Janeiro, RJ. O evento pretende reunir autoridades do setor nuclear brasileiro para discussão de temas de importância para o setor, notadamente relacionados às aplicações na medicina nuclear, agricultura, indústria entre outros.
A programação do dia 5 de novembro acontece das 18h às 23h e contará com a abertura oficial, e entrega de medalhas aos vencedores das Olimpíadas Nucleares Brasileiras e demais honrarias, seguida de um jantar. No dia 6 de novembro, com programação prevista das 9h às 15h, serão realizados dois painéis temáticos:
- Caminhos para uma matriz elétrica limpa
- Urgência Climática: em busca da sustentabilidade
Prêmio Pesquisa e Desenvolvimento 2024
Dentre as premiações que serão anunciadas, uma das categorias contempla a área de Pesquisa e Desenvolvimento. Concorrem ao prêmio o pesquisador Amir Mesquita, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN-CNEN); Giovani Machado, assessor da Presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPEe Helen Jamil Khoury, professora do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O objetivo da premiação é estimular a pesquisa científica no setor nuclear e destacar talentos da área. Os interessados poderão votar até o próximo dia 18 de outubro, sexta-feira em Votação de Pesquisa e Desenvolvimento .
Mais informações sobre o Nuclear Legacy 2024 estão disponíveis no site da ABDAN