Visita de representantes do JINR, Rússia, envolveu institutos da CNEN na busca de estreitar cooperação técnica internacional

Durante o período de 27 a 29 de maio de 2024, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) recebeu a visita de representantes do Joint Institute for Nuclear Research (JINR), organização internacional e intergovernamental criada em 1956 e localizada em Dubna, próxima de Moscou, Rússia. O JINR concentra 16 países-membros e cerca de 1.200 pesquisadores dentre seus mais de 5 mil funcionários. O objetivo da intensa agenda de visitas foi a prospecção de futuras parcerias e acordos técnicos a partir de um Memorando de Entendimento (MoU) que inclui temas de interesse comuns às duas instituições.

A visita ao IPEN, unidade técnico-científica da CNEN localizada em São Paulo, realizou-se em 29 de maio, encerrando o ciclo iniciado no dia 27 no Centro do Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte, MG, e passando pelos Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), ambos no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de junho.

A delegação do JINR, formada por Norbert Kucerka, vice-diretor do Departamento de Atividades de Organização Científicas, e Sergey Kulikov, diretor-adjunto e responsável pelo Laboratório de Física de Nêutrons, foi recepcionada pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Calvo, pela diretora do IPEN, Isolda Costa, pelo diretor substituto do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), Elvis Joacir de França, e pelos representantes do Conselho Técnico-Científico do Instituto no Espaço Cultural Marcello Damy. Acompanharam a comitiva russa a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da CNEN, Viviane Simões, e o coordenador-geral de Ciência e Tecnologia Nucleares da CNEN, Fábio Staude.

Após reunião inicial no período da manhã, em que as instituições envolvidas apresentaram suas linhas de atuação, foram realizadas visitas ao Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) e ao Serviço de Operação de Laboratórios Cíclotron, do Centro de Radiofarmácia (CECRF) do IPEN.

A reunião de encerramento, com a participação do presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Junior, foi realizada à tarde, ocasião em que se discutiram áreas de interesse comum como intercâmbio acadêmico, pesquisas nas áreas de Física Nuclear, Radioquímica, aplicações para análises ambientais e mudanças climáticas, Radiobiologia, aceleradores entre outras.

Foi assinado um documento com a relação das áreas de interesse mútuo que servirá de subsídio para um futuro MoU. A CNEN apresentará ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) considerações sobre os benefícios que o acordo bilateral trará.

Galeria de Imagens