Fundada por associado da AFPESP, rádio digital do instituto alcança mais de 2 milhões de ouvintes em todo o mundo.
Desde que estreou, em 2022, a web rádio Ipen FM tem como propósito a divulgação científica das atividades nucleares produzidas no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN de maneira didática. Atualmente, a rádio educativa já alcançou mais de 2 milhões de ouvintes, o que tem contribuído para desmistificar as aplicações da tecnologia em diversos setores.
A discussão sobre o desenvolvimento da tecnologia nuclear concentra-se nos meios acadêmicos especializados. Por isso, a rádio Ipen FM lança luz sobre os benefícios proporcionados por essa tecnologia, com fins pacíficos. Assim, amplia o acesso ao tema e “descomplica” o conhecimento científico para a população em geral. Ainda traz entrevistas com pesquisadores da área nuclear e leva música popular brasileira a todos os continentes.
O fundador e apresentador da web rádio Ipen FM, André Luiz da Paz, também professor do IPEN-SP e associado da AFPESP, lembra que os fins pacíficos da tecnologia nuclear já fazem parte do dia a dia da sociedade. Alguns exemplos desse tipo de aplicação são: a produção de radiofármacos (medicamentos com propriedades radioativaspara tratamento de inúmeras doenças nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurologia e terapia; o diagnóstico de câncer na medicina nuclear; usos odontológicos, alimentícios e industriais.
Para saber mais, acesse: Ipen FM e acompanhe a programação da emissora que “nasceu do sonho de um servidor em poder divulgar os avanços da tecnologia nuclear para além da comunidade científica, de forma gratuita, ética, ampla, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda população brasileira”, disse Paz.
Sobre o Ipen
O instituto é uma autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTIdo Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal.
Localizado no "campus" da USP (Universidade de São Paulo), ocupando uma área de 500.000 metros quadrados, o Ipen tem hoje uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores da população.
https://www.afpesp.org.br/folha-do-servidor/pesquisa-e-tecnologia/ipen-fm-desmistifica-uso-de-energia-nuclear