O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) informa a oportunidade de bolsa de Pós-Doutorado para o projeto temático "Transparência nas cadeias produtivas brasileiras de commodities agrícolas de exportação: estudo holístico de marcadores elementares e isotópicos”. A bolsa terá supervisão da pesquisadora Cibele Zamboni, do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) do Instituto.
O projeto propõe empregar análises espectroscópicas de XRF (Fluorescência de Raios-X), NAA (Análise de Ativação de Nêutrons), FTIR (Infravermelho com Transformada de Fourier) e Raman, juntamente com quimiometria, para desenvolver um banco de dados espectral de referência que auxiliará na detecção de fraudes em exportações agrícolas (soja, madeira e carne bovina) da região amazônica no Brasil.
O candidato deve cumprir com os seguintes requisitos: possuir graduação preferencialmente em Química ou Física obtido há menos de 7 anos; possuir experiência comprovada com as técnicas analíticas FTIR, Raman, FRX e AAN (artigos publicados); e inglês fluente (comprovado por certificado). A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
A bolsa será concedida por 24 (vinte quatro) meses, com renovação de até 36 meses em função da produtividade.
A seleção dos candidatos será realizada pela avaliação do curriculum vitae, considerando as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como sua aderência às linhas de pesquisa do projeto e sua fluência no inglês.
O candidato deverá enviar a documentação via e-mail para: czamboni@usp.br indicando no assunto: "Bolsa FAPESP PD”. O prazo para envio das inscrições se encerrará em 25/10/2024 às 23h59.
Link para o edital
Maiores informações: http://www.fapesp.br/oportunidades