Vienna, Áustria - CNEN e US Nuclear Regulatory Commission (NRC) assinaram hoje a renovação por mais cinco anos de acordo de cooperação entre as áreas regulatórias de Brasil e Estados Unidos. Formalizaram o agreement Francisco Rondinelli Júnior, presidente da CNEN, e Christopher T. Hanson, presidente da USNRC.
Também presentes, pela CNEN, o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, Alessandro Facure, o assessor da DRS, Ricardo Gutterres, e assessora de Relações Internacionais da Presidência da CNEN, Viviane Simões.
Facure destacou que o principal objetivo do acordo é abordar a extensão da vida útil das usinas nucleares e o licenciamento de novos reatores que não possuem uma planta de referência . Ele exemplificou com os Small Modular Reactors (SMRs), uma tecnologia emergente no cenário global.
"O Brasil tem atuado ativamente em diversos fóruns internacionais dedicados a essa temática, antecipando que essa tecnologia será implementada em breve, proporcionando benefícios como maior flexibilidade operacional e escalabilidade”, afirmou o diretor da DRS.
Rondinelli ressaltou que o Brasil tem uma "relação sólida” com os Estados Unidos em vários campos de energia nuclear. "E, na área regulatória, essa relação é muito importante. Temos um acordo de cooperação de longa data e hoje renovamos por mais cinco anos, mantendo essa cooperação de extrema relevância para os dois países”, acrescentou.