A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA em sua sigla no idioma Português), realiza a 68ª edição de sua Conferência Geral no período d 16 a 20 de setembro de 2024, no Vienna International Centre (VIC), Áustria. Durante a conferência, representantes e autoridades dos Estados-Membros discutirão temas de destaque e diretrizes para os próximos anos.

Paralelamente, a AIEA convida instituições das áreas nucleares de seus Estados-Membros para apresentarem suas atuações em estandes em exposição paralela.  A  programação se completa com um fórum científico.

O tema escolhido para o estande brasileiro foi "Nuclear Technology for a Better Life”. Além de divulgar os benefícios da tecnologia nuclear, o estande é o ponto de encontro da delegação brasileira na Conferência Geral.

Conferência Geral

Segundo a organização, os representantes discutirão diversos temas, desde o Relatório Anual de 2023 e o orçamento para 2025, atividades relacionadas à ciência, aplicações de técnicas nucleares, segurança nuclear e melhoria nas ações de salvaguardas. Tema específicos como a segurança nuclear na Ucrânia e salvaguardas no Oriente Médio e na República Popular Democrática da Coreia também estão pautados. 

Transmissão ao vivo das participações dos delegados de cada pais poderão ser acompanhas neste link. para o público. 

Link para os documentos fornecidos pelos membros.

Cerca de 70 eventos paralelos serão realizados com temas como poluição por microplásticos, energia limpa, aplicações da radiação na alimentação e na saúde.

Leia também:

CNEN e AMAZUL participam da Comitiva Brasileira na 68ª Conferência Geral da AIEA em Viena


Autoridades da CNEN no estande do Brasil durante a 68ª Conferência Geral da AIEA, em Viena, Áustria. O estande C9-C10 está na rotunda principal (foto: divulgação).