Fonte: Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente
A jovem pesquisadora Julia Cristina Garcia, de 18 anos, foi premiada no concurso MAB Young Scientist Awards 2024, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito do Programa Homem e a Biosfera (Man and Biosphere – MAB). Julia foi uma das onze vencedoras globais e a única brasileira premiada neste ano, destacando-se por seu esforço em promover o desenvolvimento sustentável na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.
O trabalho teve a orientação dos pesquisadores Delvonei de Andrade, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Elaine Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e conselheira científica da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), com suporte de Rodrigo Castanho, também do IPA e coordenador executivo da RBCV.
O MAB é um programa científico intergovernamental que objetiva estabelecer bases científicas para aprimorar as relações entre as pessoas e seus ambientes, promovendo abordagens socioambientais e socioeconômicas inovadoras para a conservação ambiental. Como uma das estratégias, desde 1989, o Prêmio Jovens Cientistas apoia pesquisadores em início de carreira, em projetos interdisciplinares que contribuem para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
No trabalho premiado, Julia, técnica em desenvolvimento de sistemas, propôs uma revisão sistemática da literatura científica sobre as reservas da biosfera ao redor do mundo, utilizando inteligência artificial generativa e aprendizado de máquina, combinadas com análises biométricas e espaciais, para identificar padrões e lacunas de conhecimento e contribuir para o avanço da gestão e conservação dessas reservas. Além de avaliar as pesquisas desenvolvidas na rede mundial, seu estudo também analisa o impacto dessas pesquisas na Rede Brasileira e, de forma particular, no Cinturão Verde.
"É uma grande satisfação ver o trabalho de Julia reconhecido por uma premiação da UNESCO. Ela é uma jovem pesquisadora em início de carreira e seu estudo foi selecionado em um concurso aberto, no qual não houve classificação por idade, formação ou nível de experiência. Ao seu lado, foram selecionados, por exemplo, graduados e pesquisadores de doutorado, o que reforça o ineditismo e originalidade de seu estudo” afirma Elaine.
Para o pesquisador Delvonei Andrade, "com mais de 900 estudantes envolvidos em atividades de pesquisa e inovação, o IPEN desempenha um papel fundamental na formação científica e profissional e na inclusão de meninas e mulheres em áreas estratégicas. A pesquisa premiada de Julia Garcia é um reflexo desse compromisso e mostra o impacto que podemos ter ao incentivar e apoiar as novas gerações de cientistas”.
"A pesquisa de Julia vem ao encontro das diretrizes do Programa MAB, que incentiva fortemente a promoção e o incremento da participação de jovens na gestão e no desenvolvimento das reservas da biosfera em todo o planeta”, afirma Castanho. Para o coordenador da RBCV, seu trabalho exemplifica como jovens talentos podem transformar o conhecimento em ações concretas que impactam positivamente o futuro das reservas da biosfera e inspiram outras jovens pesquisadoras a desenvolver trabalhos semelhantes.
"Esse reconhecimento reflete não somente o meu esforço, mas também o suporte de minha família e amigos, a orientação dos meus mentores e o apoio da RBCV” comenta Julia, que integra a Rede de Jovens da Reserva. "Vencer este concurso é um incentivo para seguir a carreira científica, especialmente porque a ciência tem um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável” conclui.
As Reservas da Biosfera são áreas designadas pela UNESCO que funcionam como "locais de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável”, onde são desenvolvidos estudos interdisciplinares para subsidiar o gerenciamento das mudanças nos sistemas sociais e ecológicos, incluindo prevenção de conflitos e gestão da biodiversidade. Atualmente, a Rede Mundial totaliza 759 reservas em 136 países. No Brasil existem sete reservas da biosfera: da Mata Atlântica; do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo; do Pantanal; da Caatinga; da Amazônia Central; do Cerrado e da Serra do Espinhaço.