O evento teve parte realizado por videoconferência com experimento de fusão nuclear e fez parte da programação do STEAM Day, realizado no IPEN entre os dia 4 e 5 de setembro

No dia 4 de setembro, o auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) foi palco de um minicurso prático sobre "Experimentos de Fusão Nuclear", que reuniu cerca de 50 participantes, em sua maioria alunos de graduação e pós-graduação da Comunidade USP. O curso, realizado das 13h30 às 16h, ofereceu uma rara oportunidade de contato com experimentos de fusão nuclear, frequentemente ensinados apenas na teoria.

Utilizando equipamento fornecido pela Alpha Ring International, o curso incluiu demonstrações ao vivo de fusão D-D (Deutério-Deutério), com medição de coincidência D-D, câmara de nuvens D-D e detecção de nêutrons, transmitidas diretamente da Califórnia. Além disso, foram discutidos os resultados de fusão pB (próton-Boro) e outras aplicações do dispositivo.

O evento foi transmitido em inglês, com a mediação no auditório do coordenador do curso, Niklaus Wetter, físico e diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN/CNEN, e do professor Gustavo Canal, do Laboratório de Plasma do Tokamak, do Instituto de Física da USP (IFUSP).

Wetter destaca o curso como "uma oportunidade rara”. " A transmissão ao vivo funcionou perfeitamente, com demonstrações do experimento, apresentações em slides feitas pelo time de Gardena, em Los Angeles, Califórnia, e interrupções estratégicas para perguntas e explanações mais detalhadas pelo moderador, prof. Gustavo Canal”, afirmou.

Segundo Wetter, "esta apresentação descontraída, porém profunda e com conceitos tecnologicamente avançados, permitiu aos alunos verificar a fusão de forma envolvente e educativa".

A Alpha Ring International destaca-se como fornecedora de equipamentos práticos e acessíveis, projetados para estudantes que desejam avançar em suas habilidades no campo da fusão nuclear. Devido à falta de equipamentos experimentais acessíveis, a fusão nuclear costuma ser abordada apenas teoricamente nas universidades, o que resulta na formação de estudantes com pouca experiência prática, especialmente em nível de graduação.

O dispositivo desenvolvido pela Alpha Ring é compacto, seguro e acessível, permitindo a realização de experimentos com todas as reações de fusão mais relevantes, como Deutério-Deutério (DD), Deutério-Trítio (DT) e próton-Boro (pB).

Essa tecnologia inovadora visa preparar a próxima geração de cientistas e engenheiros para atender à demanda crescente no campo da fusão nuclear, contribuindo para o desenvolvimento de novas soluções energéticas.

"Este minicurso reforça o compromisso do IPEN/CNEN e da USP em oferecer oportunidades de aprendizado prático, aproximando os estudantes da realidade da pesquisa em fusão nuclear, uma área em plena expansão científica e tecnológica”, concluiu Wetter.

Galeria de Imagens